Expedição Ladies 2020

Uma experiência incrível!

Por Silvia Favaron

22 dias de estradas, 9.200kms rodados por 11 estados e mais de 100 Ladies visitadas!

Ao completar 10 anos de existência o grupo Ladies of the Road teve a certeza de que nada foi inesperado e nem acidental em sua trajetória. Construímos um movimento de união, incentivo e inspiração, que se multiplica por todos os cantos impulsionando cada vez mais a paixão pelas duas rodas, conectando mulheres motociclistas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Estava previsto para 2020 darmos continuidade a essa conexão entre as Ladies, participando de eventos em outros Estados e aumentando a visibilidade das ações do grupo Ladies of the Road para o maior número de pessoas. De repente, não mais ocorreriam as grandes festas e encontros, pois nossos projetos e sonhos foram interrompidos drasticamente em virtude da situação mundial da Pandemia.

Pensando sobre a situação, eis que surge a ideia diferente e inovadora: “Se moto é aventura, por que não nos aventuramos visitando cada grupo de Ladies em suas respectivas cidades?”. Surge então a 1ª Expedição Ladies of the Road 2020.

Começamos timidamente com duas integrantes, porém na data de partir já contávamos com um bonde de 12 motos, sendo 6 Ladies (de São Paulo, Espírito Santo e Paraná) e seus respectivos Lords. Vale aqui ressaltar que a presença de companheiros e amigos sempre foi bem vinda por nós.

Tínhamos apenas 22 dias disponíveis para percorrermos as regiões Centro Oeste, Nordeste e parte do Sudeste do Brasil, então o roteiro escolhido priorizou os Estados mais distantes com representatividade de integrantes do grupo.

Mato Grosso do Sul foi o nosso primeiro destino. Já no primeiro trecho duas grandes surpresas: em Presidente Prudente, uma Lady local fez questão de nos conhecer pessoalmente em um posto de abastecimento e, em Bataguassu, onde jantamos e pousamos, após uma tempestade torrencial, uma visita nos encantou! Era a Luluzinhas MC, um grupo feminino da região que soube que as Ladies of the Road passariam por aquelas estradas. Foi uma conversa prazerosa e cheia de emoção. Quando, que numa cidade tão afastada, iríamos imaginar um grupo de mulheres com nossos mesmos sonhos e ideais.

Chegando em Campo Grande, fomos recepcionadas pelas Ladies locais que nos proporcionaram desde alguns ajustes em nossas motos até uma grande festa com comida boa e música de primeira!

Na manhã seguinte partimos para o Mato Grosso. Dispensamos um dia a mais neste Estado para visitarmos Cuiabá e a belíssima Chapada dos Guimarães, acompanhadas das Ladies da região. Passeio por belas cachoeiras e mirantes que deixaram saudades.

Incrível como andar de moto é surpreendente; a cada paisagem, os aromas, as cores, as pessoas, os cenários, os costumes … tudo amplia as nossas percepções e reconstruímos nossos valores e conceitos.

Deixando de lado a parte romântica … é hora de “montar as motos e partir”. Aliás, partir bem cedo para aproveitar ao máximo a brisa fresca e evitar o sol escaldante que insiste em brilhar nessa região.

O próximo destino foi Goiânia. Percurso longo, exigindo um pit stop providencial na cidade de Barra do Garça, divisa entre Mato Grosso e Goiás. Neste trecho tivemos a companhia de 2 Ladies de Cuiabá que engrandeceram nosso bonde com seu charme. Neste trecho, também, a primeira necessidade mecânica, um borracheiro! Tudo resolvido. Não podemos deixar de relatar nossa chegada ao Hotel onde vislumbramos, além dos mosquitos, uma fresca piscina onde ficamos pulando, brincando e rindo como crianças até anoitecer.

De manhã cedinho, como de costume, prestes a cruzar a divisa de Estados fomos abordadas por duas emissoras de televisão locais que nos entrevistaram como se fossemos celebridades! Desde o fato de mulheres pilotarem motos tão grandes até a quantidade de quilômetros que venceríamos! Foi demais!

Em companhia das ladies cuiabanas, seguimos direto para Goiânia onde desfrutamos de um encontro noturno com as ladies goianienses, com direito a muitas fotos e nova entrevista.

O grupo voltou à formação inicial da viagem passando rapidamente por Brasília, que tanto admiramos e que por diversas vezes visitamos, não tirou o brilho de um delicioso almoço na beira do Lago Paranoá para reencontrarmos as Ladies brasilienses.

Estávamos ansiosas para desbravar o belíssimo nordeste, primeira parada Bahia. Estradas com paisagens de tirar o folego, com fazendas antigas emolduradas por coqueiros gigantes. Viajamos direto por 3(três) dias passando por Barreiras e Itaberaba, e chegando, finalmente, na famosa Ilha de Itaparica. Lá fomos recepcionadas e escoltadas pela lady local que nos acolheu em sua linda pousada com todo mimo e carinho. Momentos relaxantes e descontraídos foram somando-se nos passeios e visitas aos pontos turísticos que compensaram cada quilômetro percorrido.

Seguimos de ferry boat até Salvador onde 3 motos deram entrada na Harley Davidson para revisões de praxe, afinal nossas “meninas” também precisam de cuidados! Grande surpresa em sermos recepcionadas por diversas Ladies em festa, e tendo como tira gosto deliciosos acarajés feitos na hora por uma autêntica baiana vestida à caráter, o que rendeu muitas fotos e fitinhas do Senhor do Bonfim.

Não podemos deixar de relatar aqui nossa passagem rápida por Feira de Santana/BA. Nossa única LOR da região conseguiu mobilizar o presidente e integrantes de um moto clube masculino que nos recepcionaram com os mais desejados e saborosos isotônicos e água gelados do mundo, num posto de gasolina da região, confirmando o ditado que em determinadas situações o pouco se torna muito.

Como estivemos na Bahia fomos às praias: Costa do Sauípe, Praia do Forte e, na volta, Arraial D´Ajuda. Afinal “turistar” e descansar também é importante.

Nossa rápida passagem por Alagoas incluiu como ponto de parada a pequena cidade Barra de São Miguel, que possui uma das praias mais maravilhosas do nosso Brasil, com suas águas em tom turquesa e piscinas naturais. Esse destino merece retorno.

Entre Maceió/AL e João Pessoa/PB, desfrutamos da companhia de ladies e amigos maceioenses, natalenses e paraibanos. Durante todo o trajeto o bonde foi enorme e lindo de se ver e pertencer.

Começamos a entender a dimensão e significado que impulsionava nossa Expedição, bem como cada reação de cada lady encontrada por onde passávamos. Nossos próprios objetivos e ideias foram se transformando com tanta energia que recebíamos. Mais do que nunca a 1ª Expedição Ladies of the Road 2020, literalmente, ia tomando forma e atingindo seu objetivo:  fazer com que mais e mais mulheres percebam o seu lugar, superem suas dificuldades e desafiem seus medos no propósito de uma vida mais aventureira pilotando uma motocicleta.

Nossa parada em João Pessoa foi intensa: praias, rios, pôr do sol, show de rock, almoços, fotos em pontos turísticos e muita alegria. Foi surpreendente a intensidade com que fomos acolhidas pelas Ladies e Lords da região. Amizades consolidadas e muitas histórias para contar.

Nossa passagem por Aracaju/SE foi breve, porém nos permitiu um jantar delicioso em um típico restaurante da orla, degustando a deliciosa caipirinha de caju e o famoso caranguejo.

Ao chegarmos no Espírito Santo, fomos agraciadas pelas Ladies locais com a grata visita ao Mosteiro Zen Morro da Vargem para nos energizarmos com a maravilhosa estátua gigante de Buda. No deslocamento para Vila Velha tivemos o contratempo de enfrentarmos caótico trânsito, no entanto, uma cerveja gelada e um bom jantar entre amigos rapidamente nos reestabeleceu.

Estamos quase ao final de nossa Expedição e a saudade já bate forte. Quase 22 dias e nosso bonde transformou-se numa família.

Estava próximo o nosso destino, a linda Belo Horizonte/MG, rodeada por suas montanhas de tirar o fôlego de qualquer motociclista experiente. Só temos que elogiar por mais uma recepção incrível pelas Ladies mineiras que nos apresentaram estradas maravilhosas, dentre elas a recente Rota do Capitão Senra. A rota é alusiva ao mineiro José Senra, que foi um motociclista amante e colecionador das motos da marca norte-americana Harley-Davidson e nosso amigo, falecido em 2016. Tivemos o orgulho em percorrer a rota que irá entrar, com certeza como destino obrigatório de mototurismo do Brasil.

Chegamos em São Paulo, recepcionados por amigos queridos e um belo churrasco, trazendo na memória belíssimas recordações e na mala a nossa bandeira Ladies of the Road totalmente autografada por todas as Ladies que encontramos pelo caminho!

Foram 22 dias, 9.200kms rodados por 11 estados! Aguardem, pois sempre tem mais!

Ladies of the Road