Aventura na Bolívia sobre 2 rodas
Por: Sandra Beccaro
Uma das aventuras que mais me emocionou foi uma das idas à Bolívia, planejada e conduzida pelo meu marido João. Partimos de São Paulo, em outubro/2018, num grupo de 10 amigos e suas Harleys, sendo duas Ladies pilotando, a Lady Angela Muller e eu.
Passamos por Campo Grande e adentramos na Bolívia pela fronteira em Corumbá. Estávamos com todos os documentos exigidos pelo país em ordem, então deu tudo certo.
Durante nossa jornada, visitamos uma fazenda incrível do amigo Bobby Perin em Santa Cruz, onde pescamos, desfrutamos da sua hospitalidade e ainda pudemos explorar a cidade e jantar com nossos amigos amados de lá, Sérgio “Esqueleto” (assim o chamamos carinhosamente), a sua linda Jimena e o amigo Claudinei!
Seguimos por Cochabamba com destino a La Paz. Mergulhamos na cultura boliviana, passeando pelos mercados locais, explorando pontos turísticos incríveis, inclusive passeando pelos tradicionais e coloridos teleféricos da cidade que conduzem trabalhadores e turistas como se fossem o nosso metrô em SP.
Ficamos 5 dias em La Paz pois participamos do encontro do Harley Club Bolívia, organizado pelos amigos de lá, nossos queridos Yamil e Alina. A altitude de La Paz não atrapalhou em nada o nosso programa; pelo contrário, acrescentou ainda mais aventura à nossa jornada.
A experiência em La Paz foi enriquecedora e inesquecível, nossos amigos Bolivianos tornaram a nossa viagem à Bolívia ainda mais memorável.
No entanto, a 1ª parte da verdadeira aventura começou quando nos dirigimos ao Salar de Uyuni. Enfrentamos bloqueios com pedras nas estradas, onde fizemos amizade com os moradores locais, para podermos seguir viagem. Tínhamos bolachas que compartilhamos com as crianças e assim caímos no encanto dos “baderneiros” que abriram caminho para passarmos. Perdemos umas 3 horas, mas contamos nossas histórias e tiramos muitas fotos. Conseguimos seguir viagem!
Ao final do dia, finalmente chegamos ao Salar de Uyuni, um vasto deserto de sal na Bolívia, aliás, o maior deserto de sal do mundo. Nos hospedamos em um hotel situado no meio dessa imensidão branca. Estacionamos nossas motos e decidimos explorar o lugar. O hotel nos ofereceu uma vista espetacular das estrelas além de um jantar incrível, então passamos a noite maravilhados com o céu estrelado. Nos dias seguintes, dedicamos nosso tempo a explorar a região. Caminhamos pelo salar, visitamos uma “Ilha” com cactos gigantes, admirando sua beleza peculiar, e também exploramos a cidade próxima, absorvendo a cultura local. Esses dois dias no Salar de Uyuni foram verdadeiramente incríveis, proporcionando-nos experiências inesquecíveis e vistas deslumbrantes.
Na 2ª. parte da nossa incrível aventura, encontramos uma maneira de economizar 300 km ao optar por um caminho alternativo para chegar a Tupiza, e sair para a Argentina, em direção a Purmamarca. Este trajeto alternativo nos levou por Atocha, uma cidade onde estava sendo construída uma ponte e o desvio era feito pelo leito do rio, com muita lama. Com nossas motos Harley Davidson, a experiência foi uma verdadeira loucura. Além disso, enfrentamos na sequência, estradas de areia com pedras e uma serra de cascalho sem proteção ou guardrail , desafiando ainda mais nossas habilidades de pilotagem. Estávamos muito cansados, e acabamos parando em Humahuaca, com a sorte de encontrarmos um restaurante com excelentes vinhos para podermos contar as histórias deste dia desafiador.
Saímos cedo com destino a Cafayate – AR. Entre San Salvador de Jujuy e Salta desviamos pela incrível Serra da Cornisa. Uma serra que não acaba nunca, com curvas incríveis e muito fechadas, mas a paisagem vale a pena.
Em Cafayate passamos 2 dias sendo um deles visitando a belíssima Vinícola Piattelli. Passamos um dia inteiro desfrutando da paisagem incrível da Piattelli e almoçamos lá, apreciando vinhos incríveis dos rótulos desta vinícola.
À medida que nossa jornada chega ao fim, lembramos com carinho os destinos que exploramos. Partimos de Cafayate em direção a Santiago del Estero, passamos por Resistência, ainda na Argentina e, finalmente, chegamos a Foz do Iguaçu. No entanto, foi em Ciudad del Este que decidimos fazer uma pausa merecida. Ali, nos entregamos ao descanso e à diversão em um cassino local. Com as energias recarregadas, retornamos para o conforto de nossas casas, levando conosco memórias inesquecíveis e a promessa de mais aventuras no futuro.
Não posso deixar de expressar minha imensa gratidão nestes 7.500 kms que rodamos juntos. Primeiramente, ao meu incrível marido João Carlos, que não só montou este roteiro maravilhoso, mas também nos conduziu com segurança a cada km do caminho. Sua dedicação e cuidado tornaram esta viagem ainda mais especial. À minha querida amiga, grande pilota e companheira de aventuras, Lady Angela Muller, que desbravou cada destino ao meu lado, compartilhando risadas, histórias e momentos únicos, a nossa querida garupa Lilli que nos surpreendeu com sua coragem, e todos os amigos Yamada, João Milton, Aldo, Bob Baroni, Satomi, Dirceu, Sergio “esqueleto” e Bobby Perin, que participaram conosco nos diversos trechos que percorremos.
Até a próxima viagem, onde quer que ela nos leve, pois com vocês ao meu lado, sei que cada jornada será repleta de memórias preciosas e novas descobertas. Obrigada por tornarem esta experiência tão incrível.